Content-Length: 77168 | pFad | http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_pela_Autonomia_da_Sil%C3%A9sia

Movimento pela Autonomia da Silésia – Wikipédia, a enciclopédia livre Saltar para o conteúdo

Movimento pela Autonomia da Silésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Movimento pela Autonomia da Silésia (em polonês/polaco: Ruch Autonomii Śląska, em alemão: Bewegung für die Autonomie Schlesiens,[1] silesiano: Ruch Autōnōmije Ślōnska, abreviado RAŚ) é uma organização silesiana, de carácter regionalista, que visa recuperar a autonomia da região da Alta Silésia. Foi fundada em 1990 em Rybnik (Polónia).

Ruch Autonomii Śląska

A autonomia da voivodia da Silésia foi reconhecida pela Lei Constitucional aprovada pelo Parlamento da República da Polónia em 15 de julho de 1921. A partir de então, durante o período entre guerras, a região da Silésia teve governo autónomo, Parlamento e Tesouro Público.

A autonomia silesiana foi eliminada no momento da entrada das tropas alemãs em 1939. Efetivamente, foi suprimida pelo decreto do novo governo comunista em 1945. Durante o período pós-guerra, o governo da República Popular da Polónia continuou a reprimir os habitantes autóctones da Silésia, tratando-os como polacos germanizados, e, aplicando a política da unificação que se referia, entre outras coisas, à luta contra a língua silesiana.

Depois da queda do regime comunista em 1989, os silesianos, aproveitando os benefícios da democracia, formaram em janeiro de 1990 o Movimento pela Autonomia da Silésia.

Referências

  1. «Página Oficial». www.raslaska.aremedia.net. Movimento de Autonomia da Silesia. Consultado em 11 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2012 








ApplySandwichStrip

pFad - (p)hone/(F)rame/(a)nonymizer/(d)eclutterfier!      Saves Data!


--- a PPN by Garber Painting Akron. With Image Size Reduction included!

Fetched URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_pela_Autonomia_da_Sil%C3%A9sia

Alternative Proxies:

Alternative Proxy

pFad Proxy

pFad v3 Proxy

pFad v4 Proxy